Estudos



TEXTO BASE: (Gênesis 6.8-9, 22) "Porém Noé achou graça diante do Senhor. Eis a história de Noé: Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus". - "Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara".
INTRODUÇÃO: Todos nós queremos restauração, bênçãos, livramentos, direção. Mas poucos querem saber de viver uma vida cristã com dignidade. Poucos se importam em viver uma vida cristã plena. Querem ser abençoados, mas não querem se comprometer. Querem se sentir seguros, mas não aceitam compromissos. Para se obter uma vida digna é preciso desenvolver as características de uma vida cristã. E para ter uma vida cristã digna, é preciso entender alguns Elementos Essenciais. A vida de Noé, nos revela estes elementos:
1. SABER EM QUE POSIÇÃO NOS ENCONTRAMOS: (v. 8) Noé achou graça diante do Senhor, ou seja, reconheceu que foi recebido por Deus sem qualquer merecimento. Noé reconheceu que fora salvo sem merecer, que foi salvo simplesmente pelo favor divino. E isso precisa acontecer conosco. Precisamos entender a nossa posição diante de Deus. Não temos méritos nenhum para sermos aceitos por Ele, mas mesmo assim Deus insiste conosco. Insiste em nos fazer felizes, insiste em nos buscar, em nos alcançar.
2. SABER COMO NOS PORTAR: (v. 9) Noé era justo. Sua vida refletia atitudes justas. Ele não usava de julgamentos, mas vivia a sua vida com justiça. Quando se assume a posição de sermos aceitos por Deus tão somente pela sua maravilhosa graça, a justiça se torna um elemento essencial na vida cristã.
3. TER BOM CARÁTER: (v. 9) Noé era íntegro. Quando a justiça de Deus faz parte de nossa vida, o nosso caráter é transformado. A integridade é desenvolvida como um estilo de vida, e as mudanças começam a acontecer. Ter o nosso caráter tratado e aprimorado pelo poder de Deus é um elemento que restaura a vida cristã.
4. DAR BOM TESTEMUNHO: (v. 9) Noé era justo e íntegro em sua geração, ou seja, entre os seus contemporâneos. Se a vida cristã não for refletida no meio em que vivemos, seremos como uma lamparina acesa colocada debaixo da cama. Vida cristã sem bom testemunho, não é vida cristã. Pode ser filosofia de vida, positivismo, religiosidade, mas nunca será vida cristã. Jesus nos exorta a sermos sal da terra e luz do mundo. Então dê bom testemunho custe o que custar.
5. TER COMUNHÃO COM DEUS: (v. 9) Noé andava com Deus. Pra se manter a justiça de Deus em nosso coração; ter o nosso caráter transformado pelo poder de Deus; e dar bom testemunho, só andando com Deus. Quando se convive muito com uma pessoa, características desta pessoa começam a fazer parte da nossa vida. Se andarmos com Deus, teremos as características de Deus. Se andarmos com o mundo, teremos as características do mundo. Para uma vida cristã bem sucedida, tenha comunhão com Deus, ande com Ele.
6. SUBMISSÃO E OBEDIÊNCIA: (v. 22) Muitos reconhecem a soberania de Deus; apreciam a justiça de Deus em suas vidas; têm bom caráter; dão bom testemunho; e até andam com Deus. Estas pessoas em um aspecto geral, têm uma vida exemplar, até o momento em que têm que se submeter e obedecer as orientações e os mandamentos de Deus. Quando se tem que assumir compromissos com Deus, muitas pessoas pulam fora. E aí a vida cristã fica comprometida. Noé apresentava uma vida exemplar, tinha tudo o que uma boa pessoa poderia ter. E ele coroou este bom exemplo estando em consonância, em submissão, em obediência com tudo o que Deus ordenara. Pessoas podem ser boas, mas se não estiverem em consonância, em harmonia, em acordo com a direção de Deus, não vivem uma vida cristã digna. A submissão e a obediência a Deus são elementos essenciais para a nossa vida.
CONCLUSÃO: Como falamos no começo: Queremos ser abençoados, restaurados e libertos, e Deus quer realizar estas proezas em nossa vida. Mas também existe algo mais... é preciso aprender e viver estes elementos essenciais na vida cristã. E tudo começa com Cristo em nosso coração. Aceite-o e a sua vida será uma bênção.




Oração e Sabedoria Anda Juntos.




O cristão devem ter alguns itens na sua vida cotidianas para dar certo na sua caminha como verdadeiro filho de Deus.

      1.       A Oração é ponto essencial para nossa vida .

·         Colossenses 4 v 2 Perseverai na oração, velando nela com ações de graças,
·         Lucas 12 v 1 Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou Jesus a dizer primeiro aos seus discípulos: Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.
·         Romanos 12 v 12 alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
·         I Tessalonicenses 5 v 17 Orai sem cessar.
18 Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

2.    A sabedoria é eficaz na vida do homem de Deus para os fins do tempo.

·         Efésios 5 v 15 Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
          16 usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus.
·         I Timóteo 4  v 12 Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.
·         Romanos 13  v 13 Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja.
·         II Coríntios 8  v 21 pois zelamos o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens.

 

 

 

 

 

A VITORIA DO CRENTE ESTÁ NO TEMPO DE ORAÇÃO ELE PODE PASSAR COM DEUS


1. ELIAS VENCEU ORANDO NO MONTE CARMELO
2. MOISÉS CONQUISTOU GRANDES VITÓRIAS NO DESERTO ORANDO
3. JOSUÉ VENCEU SETE POVOS CANANEUS PQ TINHA COMUNHÃO COM DEUS



Um comentário: